O desafio maior deste documentário é mobilizar a opinião pública e fazer das comunidades dos Vãos da Chapada dos Veadeiros, pessoas capazes de assumir o seu papel na sociedade, através de soluções criativas e eficazes para as dificuldades por eles enfrentadas.
terça-feira, 29 de julho de 2008
UM FESTIVAL DE AGUA E GRATIDÃO A NATUREZA
Ameaçado por trilhas, grilagem, loteamentos irregulares e agricultura tradicional perto das cabeceiras, na paradisíaca paisagem das várzeas de buritis da Chapada dos Veadeiros, o rio dos Couros nasce perto de Alto Paraíso e corre a sul dos maciços do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, desaguando depois no Tocantinzinho, no Maranhão e o grande Tocantins, antes da barragem de Serra da Mesa.
Alguns quilômetros a oeste da GO-118, o rio despenca de repente numa ampla cachoeira. Forma ilhas, prainhas e logo depois aparece de repente outra e depois, mais outra, já dentro do canion, tendo um paredão como margem esquerda.
São as Cataratas do Couro, perigosas, principalmente na época das águas, quando estão cheias e as águas podem ser traiçoeiras. Nos meses da seca é mais tranqüilo, mas sempre exige veículos fortes e disposição para caminhar até uma hora, ida e volta. A região deveria ser protegida pela criação de uma APA ou incluída nos limites do Parque Nacional. Nas proximidades há disputa fundiária e ocupações numa fazenda atravessada pelo caminho off - road.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário