sexta-feira, 1 de agosto de 2008

ROTA DA MIGRAÇÃO DOS ESCRAVOS PARA O BRASIL


Temos recebido muitas perguntas sobre qual foi a região migratória da comunidade kalunga. Estudos indicam ter sido através da migração pela Bahia, oriundos do Congo,Gabão,Camarões e Guiné Equatorial. Mas, outros apontam a Gambia, pois a população originalmente formada, ou seja, remanescentes dos escravos que fugiram do cativeiro, chegaram ao norte da região de Goiás. Fala-se que utilizavam a trilha do sal, pois eram refugiados dos trabalhos escravos das salinas, estes seguiam o curso do Rio Paranã e atualmente ocupam a Chapada dos Veadeiros.
Mas ao longo do século XVIII,graças à expansão do bandeirantismo e à catequese jesuíta, estabeleceu-se ampla linha de migração: oriunda do Norte que, via fluvial do Tocantins povoou a porção setentrional de Goiás.
Na primeira metade do século XVIII, ao longo dos caminhos que demandavam a Bahia, mais ao Norte, na bacia do Tocantins, localizaram-se diversos núcleos populacionais entre eles o arraial de Cavalcante.

2 comentários:

CLEUSA ORTIZ FERREIRA disse...

GOSTARIA DE SABER SE VCS ME FORNECEM AUTORIZAÇÃO PARA EU USAR ESTE MAPA EM UM PROJETO DE ESTUDO ,SOU PROFESSORA DA REDE pÚBLICA DO PARANA.
CLEUSA ORTIZ FERREIRA
SÃO JORGE DO PATROCÍNIO /PR

CLEUSA ORTIZ FERREIRA disse...

SOU PROFESSORA DA REDE PÚBLICA DO PARANÁ,GOSTARIA DE SABER SE VOCES ME FORNECEM AUTORIZAÇÃO Para USAR ESTA IMAGEM DE MAPA EM UM FILME QUE ESTOU PRODUZINDO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA.

Prof cleusa ortiz ferreira
SÃO JORGE DO PATROCINIO /PR