sexta-feira, 27 de junho de 2008

O SÍMBOLO DA DEMOCRACIA KALUNGA


O fato desta comunidade chamar-se kalunga dá um sentido místico à sua população. Várias pessoas já se detiveram a pesquisar o sentido desta palavra, procurando principalmente a sua ligação com a África, querendo provar assim que esta comunidade tem descendência africana. Sabe-se que Calunga/Kalunga significa, de acordo com o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa:
Calunga: S.f. 1. Bras. Divindade secundária do culto banto. Como o culto banto tem sua origem na África, pode-se assim explicar a associação feita desta palavra com a origem africana desta comunidade. Porém tenho que admitir não ter encontrado nenhum ritual deste culto dentro da comunidade que é católica. Mesmo assim a origem africana desta palavra nos persegue pela literatura a fora. No Dicionário Afro-brasileiro encontro a palavra Kalunga como significando “o mar”. No livro De Brazilianen. Geschiedenis van 1889 tot nu encontramos num pedaço de uma cantiga que fala sobre a morte a palavra calunga com este signifcado, mostrando que os escravos não tinham medo de se rebelarem contra seus opressores.
Mas o que diz a própria comunidade sobre a origem desta palavra? Muitos não sabem explicar de onde ela veio. Para eles Kalunga é um riacho que passa perto da fazenda Contenda. (Pesquisa realizada na monografia da pesquisadora e antropóloga Ana van Meegen Silva,antropologa da Vrije Universiteit em Amsterdã-Holanda).
A foto retrata um dos símbolos da democracia kalunga, os mastros que indicam a região de onde será indicado o novo Imperador que será como um " governador" da comunidade cuidando e representanto os interesses kalungas.

Nenhum comentário: